segunda-feira, 22 de março de 2010

A QUE CHORAR!!!!HOMILÉTICA?

A Homilética é a ciência e a arte de preparar e pregar sermões. Ela é imprescindível ao pregador da Palavra de Deus. Mas não existe para escravizar ou “engessar” o expoente, e sim para auxiliá-lo.

Estudando a Homilética, aprendemos muitas coisas relevantes quanto à pregação, como dividir a mensagem em três partes: começo, meio e fim — ou introdução, desenvolvimento e conclusão. E isso deve ser feito mediante a preparação de um roteiro (esboço) do que pretendemos falar.

O esboço do sermão não deve ser lido, ponto por ponto. Trata-se apenas de um roteiro norteador, o qual precisa estar bem fixado na página da Bíblia, com um clipe ou um peso, ou inserido dentro de uma pasta.

Certo pregador, muito dependente da Homilética, costumava ler o seu esboço diante do público, a fim de não ultrapassar o tempo destinado a cada parte de seu sermão. No meio de uma exposição, em uma igreja, alguém resolveu ligar os ventiladores localizados nas paredes laterais próximas ao púlpito. E o esboço do pregador, solto em cima da Bíblia, voou. Lá se foi sua a “inspiração”...

Um irmão, sentado à frente do púlpito, viu o papel voando e pensou que fosse um aviso ou um pedido de oração já lido. E apenas colheu o esboço do expoente, colocando-o sobre o banco, ao seu lado. Percebendo que o pregador não conseguia se encontrar mais, a ponto de gaguejar e dizer “Ééééé” com muita frequência, resolveu dar uma olhada no papel... Para a sua surpresa, era o esboço do pregador!

Curioso, o mencionado irmão, em vez de levar logo o arcabouço do sermão ao expoente em apuros, passou a ler as suas anotações. E surpreendeu-se com uma anotação contida no fim do roteiro: “Aqui, chorar”.

Isso que é dependência da Homilética!



Veja isso.......é muito interessante